segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Webquest - Curso de Tecnologia


Tecnologias na Educação
Atividade: Webquest – Projeto Patrimônio Escolar
Data: 23/julho/2012
 

Caros colegas das Unidades Escolares:
Podemos definir Patrimônio Público como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.  Numa visão mais ampla Patrimônio Público é como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta.
A Escola com todos os seus bens materiais é um exemplo claro de bem público de uso da coletividade. Pois não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor e tão pouco aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar e por certo um Patrimônio Público, mantido com recursos das pessoas que a utilizam.
A Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Gestão Pública desenvolveram um Projeto para nos auxiliar nos cuidados com o Patrimônio Público.   
Público Alvo: Toda a comunidade escolar
Justificativa 
Como cidadãos desfrutamos de uma série de direitos que, certamente, variam de uma sociedade para outra. Temos direitos fundamentais como pessoas: o direito de ser tratado como um ser humano, com tudo o que isto implica; direitos civis: liberdade de expressão, de reunião e direito à proteção jurídica; direitos políticos: direitos a voto; temos igualmente direitos sociais, considerados geralmente como o direito à uma vida digna.
Dessa forma, certifica-se de que a Escola como um Patrimônio Publico é de responsabilidade de todos e deve ser protegida, defendida e preservada, visando um ambiente mais propicio à educação de crianças e jovens.

Objetivos
Geral: Promover a conscientização das escolas quanto à valorização, cuidados, conservação e preservação do patrimônio público.

Específicos:
  • Demonstrar que a escola pertence a todos, visto que é mantida através dos impostos pagos por todos os cidadãos;
  • Propor uma reflexão juntos aos participantes sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio Público Escolar;
  • Promover a ética, quanto à responsabilidade dos cuidados com carteiras, cadeiras, portas e ventiladores;
  • Incentivar a conservação de todos os matériais da cantina como: copos, pratos e colheres;
  • Estimular os cuidados relacionados a todos os materiais da biblioteca, como um espaço para o desenvolvimento de seus conhecimentos.
  Metodologia
Os procedimentos metodológicos serão divididos em momentos, os quais estão demonstrados abaixo:
No primeiro momento, consistirá da apresentação em sala, do projeto para os alunos, para que estes possam ter o conhecimento do que será trabalhado. Dessa forma os alunos estarão preparados para as etapas seguintes.
Assim, no segundo momento haverá a participação dos alunos. Serão selecionados alguns alunos para a confecção de cartazes, contento informações sobre os atos certos e errados que influenciam no bem estar escolar.
        Dessa forma, em momento posterior tem-se a apresentação desses cartazes nas salas de aula, pelo grupo escolhido. A informação passada por esses grupos será de suma importância para promover a conscientização dos demais alunos envolvidos. Assim caberá a estes, disponibilizar informações sobre:
  • O que seria Patrimônio Público;
  • Que por ser Público, não significa dizer que não devemos ter os cuidados necessários e que todos os cidadãos pagam impostos a fim de que haja a construção e manutenção da escola;
  • Quais as ações corretas para conservação do Patrimônio Público Escolar;
  • Quais as ações negativas que proporcionam à escola um péssimo estado de ambiente;
  • Demonstrar como as Escolas se encontram (através de fotos), como por exemplo a falta de cadeiras;
O grupo deverá passar para a escola qual foi à reação dos alunos em relação aos dados fornecidos
No próximo momento haverá a elaboração de paródias relacionadas ao assunto citado, sobre responsabilidade dos professores de língua portuguesa.
Ao final do projeto terá como culminância a apresentação das paródias feitas pelos alunos.
Espera-se que este projeto venha a contribuir para a divulgação e o estímulo dos cuidados com o patrimônio escolar. Almeja-se também que os alunos participem e interessem-se pela colaboração com o desempenho do projeto

Avaliação:  A avaliação do projeto será contínua, por meio da observação da participação e registro dos alunos durante o decorrer do trabalho. A construção do painel também será considerada, bem como a escritura.

A Hora da Limpeza
As turmas formaram grupos de alunos responsáveis por observar os demais na hora do intervalo, em relação a:
  • Coleta seletiva de lixo;
  • Organização das salas de aula;
  • Limpeza do mobiliário;
  • Conserto e recuperação de bens estragados;
  • Serviços de pintura nas escolas. 
  • Escola é nosso patrimônio.

2 comentários:

  1. Olá, Claudia!
    Parabéns pelo blog.

    http://giseduca.blogspot.com.br/

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    1. Obrigada Simone. Já visitei o blog de vocês e ficou ótimo!

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