sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sociedade do Conhecimento, da Informação

 
CONHECIMENTO
Textos utilizados:
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Juan Ignacio Pozo
Aprendizagem continuada ao longo da vida – o exemplo da terceira idade
José Armando Valente



Mapa Conceitual
Software Cmaptools
Mapas conceituais: são formas de representação alternativas a um texto escrito. 
Este mapa é um esboço número 1. Existem duas regras que é bom observar (didaticamente corretas): 1ª Sempre haver um verbo na ligação entre duas palavras-chave (conceitos); 2º Todo conjunto  (conceito 1 + frase de ligação + conceito 2) forme uma sentença completa e que faça sentido sozinha.
Ex.: Para atuar na Sociedade do Conhecimento é necessária a capacitação de gestores, professores e alunos. A escola precisa refletir sobre seu papel, organizando-se.

Hodiernamente é cada vez mais cobrada uma aprendizagem contínua, formal e informal, em detrimento até mesmo dos momentos destinados ao ócio ou lazer.
Todos fazem  parte da sociedade do conhecimento (nativos digitais e imigrantes digitais), logo é preciso investir e dedicar-se ao conhecimento e a aprendizagem.

Inegavelmente a informatização do conhecimento oportuniza saberes mais acessíveis. A magnitude do conhecimento e informações disponíveis exige também o desenvolvimento de capacidades e/ou competências dos interlocutores. Entretanto, a palavra escrita ainda é o veículo primordial, sob um prisma crítico reflexivo.
Nesta seara, a escola conteudista tem de ceder espaço à formação das habilidades necessárias a formação do cidadão crítico reflexivo.
É tempo de conviver com a diversidade, de construir e reconstruir a partir do pensamento alheio, do dialogismo.
Há que se capacitar para gestão do conhecimento ou gestão metacognitiva (além do conhecimento). Competências para: aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
Isso tudo exige novo perfil docente e discente.
Segundo Beth Almeida, estudiosa do tema, o Brasil se destaca por ter um projeto de tecnologia na educação que integra a formação de educadores, a prática de uso de tecnologia e a pesquisa científica. 
 Vale frisar que uma avalanche de informações não quer dizer necessariamente uma avalanche de conhecimentos. A escola tem de ser um lugar de gestão do conhecimento e não mais de transmissão.
Cabe lembrar que hoje a escolarização em nosso país, em nosso estado (SP) praticamente atingiu a sua universalização tornado-se heterogênea e diversificada, por isso o cuidado com a diversidade cultural e sua inclusão digital.
Para gerir toda essa nova realidade é necessário adaptar-se, administrando nosso tempo, visto que há vida além do trabalho, da informação, do conhecimento.
Não obstante, navegar é preciso, viver não é preciso (Fernando Pessoa). 


ATIVIDADE 20 - RELATO: 

Tudo o que foi utilizado até a presente data (TICs) pode ser utilizado para o interesse dos alunos, principalmente o uso de Blog para fins didáticos, mapa conceituais como o acima exposto, webquest. O Blog oferece a oportundade de utilização de vários recuros: a autoria "remix", textos escritos, os links, hipertextos, wiki, música, fotos, vídeo, enfim muitas habilidades a serem desenvolvidas.   


ATIVIDADE 22 - RELATO:

Foi realizado um projeto de acordo com o contido na postagem da webquest sobre a Conservação do Patrimônio Público. Projeto este que contará com a participação dos alunos e de seus pais (comunidade), na seguinte conformidade:


OBJETIVOS 

GERAL
            Conscientizar a comunidade da necessidade e importância da conservação, preservação e revitalização do patrimônio público escolar como um aspecto da cidadania. 

ESPECÍFICOS:

- Conscientizar que o patrimônio público é um bem que pertence a todos;
- Manter a limpeza nas salas de aula;
- Conservar cadeiras, carteiras e ventiladores em condições de uso na sala de aula;
- Usar corretamente os banheiros, evitando problemas de vazamentos e entupimentos.
- Usar e conservar em bom estado todos os equipamentos das dependências da escola, como da Biblioteca e vasilhames do lanche;
- Evitar qualquer dano ao prédio e muros da escola;
- Manter em estado de conservação o pátio coberto.


METODOLOGIA 

- Estabelecer metas e ações a serem desenvolvidas;
- Buscar parcerias com a comunidade escolar  local, montar subprojetos;
- Selecionar vídeos e fotos da história da Unidade Escolar;
- Realizar apresentações;
- Promover palestras e reuniões que evidenciem os problemas vivenciados para buscar soluções ágeis e de efeitos imediatos;
- Estabelecer vínculos de afinidade entre os alunos e o patrimônio escolar como um bem que pertence a todos e necessário para a continuidade do processo educacional;

- Estimular a participação e atuação discente com auxílio da comunidade escolar na execução das ações propostas; 
- Uso das TIC(s) pelos alunos: registrando o evento com fotos, vídeos, links, hipertextos,  pesquisa na Wikipédia – Sala de Informática ou particular, textos, relatórios, comentários no blog da escola e  em outros.

Ações previstas - Plano:

Produção textual/Paródia – relatórios; comentários, pesquisa na Wikipédia sobre a conservação do patrimônio público (participação dos professores da área de linguagens códigos e suas tecnologias), apresentação das atividades na escola; em portfólio e no meio eletrônico Blog – diário eletrônico.

Palestra “Conservação do Patrimônio Público” 

OBS: A produção final é criação de paródias feitas pelos alunos para serem apresentadas em um Show cultural, bem como postar fotos, relatórios, comentários, textos e imagens no Blog para divulgação do evento.
Como comentado pelo escritor Mário Prata no início desta década, com avanço das tecnologias da informação, nunca se leu e escreveu tanto como hoje, apesar da linguagem escrita nas redes sociais, e-mail(s) (internetês), mensagens nos celulares etc.
Aspecto importante a destacar: a avaliação das atividades atinentes ao uso dos recursos tecnológicos utilizados pelos alunos, com auxílio da comunidade escolar, descritos neste projeto como: postagens nos blogs contendo linguagem textual (textos escritos: gênero paródia, relatórios e comentários; bem como pesquisa na Wikipédia – enciclopédia virtual de autoria livre), imagens, links, hipertextos (inserindo vídeo contextualizado contendo música do YouTube), fotos,  comentários sobre o evento etc; haja vista que os alunos devem protagonizar a execução do projeto nas respectivas unidades escolares. Usar também o blog para sugestões, sendo importante a participação da maioria dos alunos.

EXECUÇÃO PRESVISTA: À médio prazo – dependendo de aprovações e outras especificidades.

 






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